MEC divulga lista de cursos e cronograma

Data de Publicação: 03/05/2012 - 12:42

Por portal.dirco

Provas serão realizadas no dia 18 de novembro
A edição 2012 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vai avaliar os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretário executivo e turismo. As provas serão aplicadas no dia 18 de novembro. O exame avaliará também as habilitações em tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. Os cursos, que são agrupados por áreas do conhecimento, são avaliados de três em três anos. O Enade é um dos principais indicadores e conceitos de qualidade da educação superior, responsável por avaliar a aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares, além de suas habilidades e competências. Em conjunto com outros indicadores, o exame subsidia o Ministério da Educação (MEC) nas atividades de regulação das universidades e cursos. O desempenho insatisfatório de um curso ou instituição nas avaliações, por exemplo, pode levar o MEC a determinar medidas corretivas e até mesmo a abertura de processo administrativo para aplicação de penalidades. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Confira o cronograma de realização do Enade 2012 Até 1º de junho, o Inep disponibilizará o Manual do Enade 2012, que estabelecerá os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame. Até 1º  de junho, por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, o Inep disponibilizará as instruções e os instrumentos necessários para que as instituições de ensino realizem a inscrição eletrônica dos estudantes habilitados ao Enade 2012. De 11 a 29 de junho de 2012, deve ser realizada a inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao Enade em anos anteriores. De 16 de julho a 17 de agosto de 2012, os dirigentes das instituições de ensino serão responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade 2012 por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, segundo as orientações técnicas do Inep. O Inep disponibilizará, até 10 de agosto de 2012, as diretrizes para as provas do Enade dos cursos contemplados pela edição 2012. De 21 a 31 de agosto de 2012, a lista de estudantes inscritos será disponibilizada pelo Inep para consulta pública. No mesmo período, poderão ser feitas inclusões e retificações. De 15 de outubro a 18 de novembro de 2012, o Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.inep.gov.br. O Enade 2012 será aplicado  no dia  18 de novembro, com início às 13 horas do horário oficial de Brasília (DF).