Competição na UFU escolhe a melhor ponte de palito

Data de Publicação: 14/05/2012 - 16:52

Por portal.dirco

Evento que acontece na quarta, 16/05, terá a participação de 31 equipes
Colar um palito em outro até formar uma ponte que resista a uma carga. Esse é o desafio do II Compet – competição promovida por alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo é estimular a criatividade na aplicação dos conhecimentos em sala de aula, de uma forma prática e descontraída, além de permitir e estimular o trabalho em grupo. O II Compet será realizado na próxima quarta-feira, 16/05, às 13h30 no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica. Concorrerão 31 equipes formadas basicamente por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU. Também vão participar grupos da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade de Uberaba (Uniube). Cada equipe competirá com uma única ponte de, no máximo, 1kg, 1 m de comprimento, 30 cm de altura e de 10 a 20 cm de largura. O material permitido para a confecção das pontes é palito de churrasco (25 cm), cola epóxi e cola branca para madeira. A equipe vencedora será a que apresentar o protótipo que suportar a maior carga. O relatório com os cálculos e procedimentos adotados na construção também será considerado. O grupo vencedor receberá um prêmio de R$ 1.800, o segundo R$ 600 e a equipe com melhor relatório será premiada com R$ 300. O evento é organizado por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Civil em parceria com a Faculdade de Engenharia Civil. Mais informações sobre o II Compet podem ser obtidas nos telefones (34) 3239-4170 (ramais 214 ou 228) e no endereço http://www.petcivil.feciv.ufu.br/compet2012.