Por que e para que Sociologia?

Data de Publicação: 17/05/2012 - 06:36

Por Vanessa

No dia 19 de maio, professores discutem a consolidação da disciplina no Ensino Médio
“Por que e para que Sociologia?” – este é o tema central do Encontro Regional de Professores de Sociologia marcado para 19 de maio, a partir das 8 horas, no Anfiteatro F do Bloco 5O, do campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Sociologia da UFU, o encontro contará com uma mesa-redonda e sessões coordenadas com quatro grupos de discussões voltados aos conteúdos trabalhados na disciplina no Ensino Médio, sob a coordenação de alguns professores da universidade. A proposta é discutir e refletir sobre a implantação e a consolidação do ensino de Sociologia no Ensino Médio. Para compor a mesa-redonda, foram convidadas as professoras Ileizi Luciana Fiorelli Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Elisabeth da Fonseca Guimarães, do Instituto de Ciências Sociais/UFU. O encontro vai reunir ainda os licenciandos bolsistas e os supervisores do Pibid. O Pibid foi criado por meio da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as universidades federais com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Um dos objetivos do programa é elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e colaborar com a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O programa é formado por subprojetos que abrangem diferentes áreas do conhecimento.o. O subprojeto de Sociologia da UFU busca promover a interação entre licenciandos do curso de graduação em Ciências Sociais e professores supervisores da rede pública de Uberlândia. Segundo os envolvidos no Pibid, a Sociologia tem um papel fundamental na formação da cidadania, mas não tem sido fácil o seu processo de efetivação na grade curricular do Ensino Médio. As dificuldades vão desde questões administrativas a questões de ordem política e, principalmente, pedagógica. A universidade procura oferecer alternativas para que temas relevantes possam ser trabalhados de forma adequada e crítica. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Recepção e abertura do encontro Mesa-redonda  Profa. Dra. Ileizi Luciana Fiorelli Silva  Profa. Dra. Elisabeth F. Guimarães Bloco 5O Anf. F – Santa Mônica/UFU  14h - Sessões coordenadas Paradigmas clássicos e Trabalho  (Bloco 5O – A 204) Cultura e Indústria Cultural   (Bloco 5O – A 205) Política e Estado   (Bloco 5O – A 206) Gênero e Movimentos Sociais   (Bloco 5O – A 207)