Oficina da Vida está atendendo em novo endereço

Data de Publicação: 22/05/2012 - 08:02

Por Mariana

Novo espaço, no Bloco 4E, vai proporcionar mais conforto aos usuários do Programa
O Programa de Atenção à Pessoa com Dependência Química – Oficina da Vida, da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Universidade Federal de Uberlândia (DIRQS/UFU) passou a atender, desde ontem (21/05), em novo endereço, na Avenida Mato Grosso, 3370, Bloco 4E, no campus Umuarama. O novo espaço foi construído para dar mais conforto aos usuários do Programa. “A conquista do espaço físico é mais um dos resultados das ações eficazes quanto ao uso e abuso de álcool e outras drogas desenvolvidas na UFU. Agora, num ambiente físico, construído especialmente para atender as necessidades destes usuários, bem como, os demais projetos educativos da Oficina da Vida, certamente, a comunidade universitária e a cidade de Uberlândia poderão usufruir de  mais qualidade de atendimento e avanços políticos e científicos nesta área que responde por grandes problemas de saúde pública do Brasil”, ressalta Maria Luiza Segatto, coordenadora do Programa.  Ainda, no Bloco 4E, foram executadas reforma e ampliação das salas. As obras serão inauguradas na próxima sexta-feira, 25/05, às 11 horas. O investimento, de aproximadamente R$ 68 mil, foi feito com recursos próprios da Universidade. De acordo com José Humberto de Almeida, diretor de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da UFU, a obra proporcionou uma reorganização interna. “Esta reforma e ampliação representam um ganho para o servidor que terá um espaço físico mais adequado para trabalhar e atender os demais servidores que procuram o setor”, ressaltou. A obra incluiu, ainda, a ampliação da recepção e a construção de um posto da Unimed e um consultório odontológico equipado para área de perícia e promoção à saúde bucal do servidor. Novos laboratórios Ainda, na sexta-feira, às 8h30, acontece a inauguração da reforma e ampliação do Bloco 2B, no campus Umuarama. O novo espaço vai atender os Institutos de Ciências Biomédicas, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas.  A obra, no valor de R$593 mil, foi feita com recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).            O local vai abrigar áreas  para pesquisa, salas de professores e sanitários. Entre os novos espaços está o Laboratório de Qualidade Ambiental (LAQUA), responsável por fazer análises químicas e físicas de água, efluentes e contaminação do solo e do ar. “Esse laboratório atenderá as disciplinas do ciclo profissionalizante que começa a partir do próximo semestre”, ressalta Hudson de Paula Carvalho, coordenador do curso de Engenharia Ambiental. O Bloco 2B vai abrigar, ainda, o novo Laboratório de Pesquisa na Área de Reprodução que vai atender tanto o curso de Biomedicina, quanto as pós-graduações do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM). Além de ter sido ampliado, o Laboratório será equipado. “O Programa Reuni permitiu esta ampliação e a contratação de novos docentes e técnicos administrativos. Esta ampliação será de grande importância”, ressalta o professor Marco Aurélio Martins Rodrigues, diretor do ICBIM.