Futuros pesquisadores têm encontro marcado na UFU

Data de Publicação: 22/05/2012 - 08:21

Por Mariana

No dia 14 de junho, estudantes do Ensino Médio apresentam trabalhos de iniciação científica
Como incentivar a vocação científica e despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio para trabalhar com ciência, tecnologia e desenvolvimento? As respostas podem estar em dois programas institucionais de bolsas de iniciação científica desenvolvidos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - BIC-Júnior/Fapemig e Pibic-EM/CNPq. No dia 14 de junho, às 19 horas, os futuros pesquisadores têm encontro marcado no Anfiteatro do Bloco 3Q, no Campus Santa Mônica. Durante o IV Encontro do Programa de Iniciação Científica Júnior da UFU, os visitantes poderão conhecer 70 trabalhos – 30 da Fapemig e 40 da CNPq. Estão previstas apresentações, em forma de pôster. Foram convidados representantes da Universidade, da Superintendência Regional de Ensino e das escolas. O BIC-Júnior/Fapemig e o Pibic-EM/CNPq procuram propiciar oportunidades aos estudantes do Ensino Médio de participar de atividades de pesquisa e divulgação científica no âmbito da UFU. A ideia é estimular os pesquisadores da universidade a incorporarem esses estudantes em seu cotidiano de pesquisa e, a partir da relação entre eles, promover o envolvimento de toda a comunidade acadêmica nas atividades de divulgação científica. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento e situações da vida.