Professor da UFU reúne pesquisas sobre ciência cognitiva

Data de Publicação: 23/05/2012 - 11:48

Por Vanessa

Obra de 400 páginas faz uma abordagem interdisciplinar; lançamento acontece na próxima sexta, 25/05, na USP
Psicólogos, filósofos, cientistas da computação, neurocientistas e outros estudiosos da mente humana estão ganhando mais uma ferramenta para embasar suas pesquisas. Trata-se do livro “Temas em ciências cognitivas & representação mental”, que reúne trabalhos de 21 autores, professores e pesquisadores de universidades brasileiras e francesas. A publicação, dividida em 16 capítulos, foi organizada pelo coordenador do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Ederaldo José Lopes. O lançamento será na próxima sexta-feira, 25 de maio, no auditório Lucien Lison, no campus da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, a partir da 16 horas. O leitor encontrará, em suas 400 páginas, uma abordagem interdisciplinar que envolve áreas como a neurociência, a psicologia cognitiva experimental e a inteligência artificial. “O estudo da mente também é feito em seres artificiais, como o computador”, observa Lopes. O professor explica que os estudos de como o cérebro representa o mundo, as imagens, palavras e regras, já são muito disseminados em países da Europa e nos Estados Unidos, mas ainda muito incipientes no Brasil. O livro foi editado pela Sinopsys Editora e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ele reúne textos de pesquisadores de universidades brasileiras (UFU, USP, UNICAMP, UFVJM, UFSCAR, UFRGS, UNB, UFJF e UEFS) e das francesas Université Claude Bernard Lyon, Université de Provence, Université de Rouen e Université Montpellier. Além de Lopes, outros dois professores do Instituto de Psicologia da UFU participam da obra: Renata Ferrarez Lopes e Joaquim Carlos Rossini.