UFU inaugura prédio ambientalmente correto

Data de Publicação: 24/05/2012 - 07:52

Por Vanessa

Eco telhado é uma inovação da sustentabilidade na construção civil
A questão da sustentabilidade é prioritária em obras da construção civil executadas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  As chamadas “edificações verdes” apresentam como diferencial competitivo o respeito ao meio ambiente por aproveitar melhor os recursos naturais, utilizar matéria prima de boa procedência e evitar o desperdício.  Assim é, por exemplo, o Bloco 8C, do campus Umuarama, que será inaugurado na próxima sexta-feira (25), a partir das 09h30. No edifício de três pavimentos, que ocupa uma área de 7,4 mil metros quadrados, o que mais chama a atenção é o eco telhado. Uma estrutura feita de material reciclado e cimento abriga um mix de plantas, o que permite controle natural da temperatura interna do ambiente. Canaletas especiais foram instaladas para captar a água pluvial que vai para um depósito e depois é utilizada nas atividades de limpeza e rega dos jardins. O prédio abriga o Centro de Convivência, a Vila Digital, uma parte administrativa e atende também vários cursos. São 60 salas de aulas, 06 salas técnicas, 12 sanitários, 01 anfiteatro com capacidade para 266 pessoas, uma praça com área social e projeto de paisagismo e ainda um estacionamento com 48 vagas. Nos ambientes fechados a estrutura de climatização foi executada com chaminés que utilizam a ventilação cruzada para oferecer uma corrente de ar constante.  Sai o ar quente e entra o fresco e úmido. Quanto à acessibilidade, a construção atende o que está previsto em lei. A execução dessa obra foi concluída em 18 meses e o investimento com recursos próprios da Universidade foi de 11,2 milhões.