Seminário analisa trabalho de motoboys e revendedoras de cosméticos

Palestrante da USP aborda formas contemporâneas de exploração do trabalho

Publicado em 02/02/2015 às 12:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Na terça-feira, 10 de fevereiro, será realizado mais um seminário promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais (Nupecs), do Instituto de Ciências Sociais/UFU. Nesta edição do “Seminários externos do Nupecs” o tema a ser abordado é: “Modernização e precariedade tupiniquins: estudo dos motoboys e das revendedoras de cosméticos na cidade de São Paulo”.

O seminário analisará primeiramente o trabalho de revendedoras de cosméticos de uma empresa brasileira, líder de mercado, a qual atualmente conta com mais de um milhão de trabalhadoras informais. Serão abordadas formas contemporâneas de exploração do trabalho na sua relação com a acumulação capitalista no Brasil.

Junta-se à analise pesquisa em andamento sobre os motoboys na cidade de São Paulo. Em linhas gerais, a exposição será orientada por uma atualização das relações entre modernização e precariedade no Brasil contemporâneo.

A palestrante convidada é a professora Ludmila Costhek Abílio, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP). O evento será realizado das 17 às 19 horas, no auditório B do bloco 5O, no Campus Santa Mônica. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail atendimentonupecs@incis.ufu.br ou no dia do evento.

Organização: Nupecs/Incis

Local: Anfiteatro B do bloco 5O, campus Santa Mônica