Projeto da UFU é finalista em Concurso Nacional

Data de Publicação: 30/05/2012 - 10:28

Por Vanessa

Conceitos de ética e sustentabilidade são desenvolvidos em trabalhos acadêmicos
A iniciativa do professor Peterson Elizandro Gandolfi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ao trabalhar com os alunos do primeiro período de Administração os conceitos de ética e sustentabilidade foi reconhecida.  O projeto foi selecionado como um dos finalistas do Concurso Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade. O trabalho desenvolvido na disciplina “Projeto e Pesquisa” pode ser referência para uma possível alteração na grade curricular e nos projetos pedagógicos adotados pelas universidades brasileiras. Acreditando contribuir para a capacitação técnica, mas também para  a cidadania de futuros empreendedores, Peterson, que há cinco anos é docente na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), em Ituiutaba, envolveu 51 alunos no projeto. Divididos em grupos de no máximo três integrantes, os estudantes do primeiro período de administração, considerando os conceitos de ética e sustentabilidade, se dispuseram a levar da teoria à prática temas como: musicalização com crianças, coleta seletiva de lixo dentro do campus e a qualificação de mão de obra para diversos setores. Surpreso com o resultado, mas, ao mesmo tempo confiante para continuar na disputa pelo prêmio, Peterson revela que a participação por si, já valeu a pena, por contribuir para a quebra de paradigma sobre a resposta positiva, cada vez mais precoce por parte dos alunos. “Ao contrario do que se imaginava, apesar de muito jovens o público universitário está pronto para ser desafiado e se preparar cada vez mais cedo para um mercado de trabalho extremamente competitivo.” O projeto do professor, intitulado “Projetos Éticos e Sustentáveis: Uma Proposta de Formação do Caráter do Estudante” está disponível para consulta. Acesse aqui.   Prêmio A iniciativa voltada para professores universitários, tem por objetivo incentivar, disseminar e reconhecer casos de inserção de sustentabilidade no dia a dia de disciplinas obrigatórias dos cursos de Administração e Economia. Foram efetivadas 257 inscrições para esta que é a primeira edição. Os temas de destaque das propostas estão, majoritariamente, relacionados à Empreendedorismo e Planejamento, além de Teoria Geral da Administração e Comunicação e Marketing. Na primeira etapa do concurso foram avaliados os esboços dos projetos. A próxima análise será no dia 04 de junho e vai considerar aspectos mais profundos das propostas, como por exemplo, a metodologia e o cronograma, além dos relatos de avanços e os principais desafios encontrados pelos alunos no ato de execução dos trabalhos. Seguem na disputa 39 projetos, representando 33 universidades brasileiras. A final será no dia 20 de agosto quando os jurados apreciarão os resultados práticos (estudos de caso). Os professores autores dos três projetos com os melhores resultados ganharão uma bolsa de estudo cada um na Babson College, em Boston, para um curso de uma semana sobre Empreendedorismo.