Estudantes da UFU comemoram Semana do Meio Ambiente

Data de Publicação: 31/05/2012 - 13:17

Por Mariana

Atividades organizadas pelo InterPET incluem debates, oficinas, corrida e concurso de charges
Conscientização e preservação. Estas são as palavras de ordem da IV Semana do Meio Ambiente, organizada pelo InterPET da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que reúne 24 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). A proposta é discutir as relações sociais, econômicas e culturais relacionadas ao meio ambiente. Estão previstas atividades no Campus Umuarama, como palestras, debates, mesa-redonda e exibição de documentário. Mas além desses tradicionais encontros, está programado um domingo especial no Parque do Sabiá. Os estudantes organizaram caminhada ecológica, oficinas, gincana e até um concurso de charges, que envolve alunos dos ensinos fundamental e médio. O InterPET – UFU realiza periodicamente reuniões com os representantes de cada grupo PET. A ideia é promover a integração entre os estudantes, compartilhar conhecimentos dos projetos e organizar em conjunto atividades direcionadas tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo. São encontros que procuram diminuir a distância entre os “petianos” e os demais alunos de graduação, professores, institutos e faculdades, bem como a comunidade externa. PET Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. PROGRAMAÇÃO - SEMANA DO MEIO AMBIENTE 01/06/2012: Anfiteatro do Bloco 2A, Campus Umuarama 17 às18h: Credenciamento/abertura 19h: Palestra - “Crescimento populacional” 20h: Encerramento – Banda Lokahi 02/06/2012: Anfiteatro do Bloco 2A, Campus Umuarama 14 às17h: Documentário e debate - “Home”  03/06/2012: Parque do Sabiá Oficinas com grupos PET, com temas livres e pertinentes à temática do evento. Exposição dos trabalhos do Concurso de Charges  8 h: Abertura     8h30: Caminhada ecológica     10h: Gincana - Corrida de Orientação 14h: Resultado do Concurso de Charges     15h: Gincana - Corrida de Orientação  04/06/2012: Anfiteatro do Bloco 4K, Campus Umuarama 18h30min: Palestra - “Produção de Energia no Brasil, Para Quem?” 19h30min: Stand Up - Thalison 20h10min: Mesa-redonda - "Dinâmica do Crescimento Urbano"  05/06/2012: Anfiteatro do Bloco 4K, Campus Umuarama 19h: Palestra - “Sociedade do Consumo” 20h: Espetáculo - Grupo Faz de Conta: “Cerrado: Entre Cascas e Raízes”