Pesquisa desenvolvida no curso é premiada

Data de Publicação: 31/05/2012 - 13:25

Por Mariana

Trabalho apresenta classificação das técnicas aplicadas por psicólogos
O trabalho “Aplicabilidade e eficácia de técnicas cognitivo-comportamentais nos diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança” produzido pela professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PGPSI-UFU) Renata Ferrarez Fernandes Lopes e pelos pós-graduandos Carolina Faria Arantes e Filipe Silva Castro conquistou o primeiro lugar na II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. O evento aconteceu no campus da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, de 23 a 26 de maio de 2012. O objetivo da pesquisa é estabelecer um conjunto de critérios baseados no desenvolvimento cognitivo das crianças a fim de se criar uma classificação da intervenção psicológica. Assim, o psicólogo poderá escolher as técnicas mais adequadas para aplicar durante o atendimento. O estudo foi apresentado na categoria “Comunicação Oral”, sessão em que os trabalhos trazem relatos com enfoque cognitivo-comportamental. Segundo a professora Renata Fernandes “O prêmio representa um importante impulso para todas as pesquisas  que desenvolvemos no Laboratório de Psicologia Experimental, além de evidenciar a  qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Pós-Graduação”. A pós-graduanda Carolina Arantes concorda e acrescenta que é muito bom saber que a pesquisa vai ajudar no desenvolvimento da ciência. Programa de Pós-Graduação O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFU existe há nove anos e está estruturado em cinco linhas de pesquisa que abrangem quatro eixos temáticos: Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem, Psicologia da Intersubjetividade, Psicologia da Saúde e Psicologia Social e do Trabalho.