Semana de Filosofia homenageia filósofos

Data de Publicação: 11/06/2012 - 06:50

Por Vanessa

Evento reúne estudiosos do Brasil e do exterior
A relação entre natureza e história será o fio condutor da XV Semana de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, programada para o período de 12 a 15 de junho. Devido às suas afinidades com o tema, dois filósofos serão homenageados: o italiano Giambattista Vico (1668-1744) e o suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Conforme explica Sertório de Amorim e Silva Neto, professor do Instituto de Filosofia da UFU e um dos organizadores da Semana de Filosofia, os principais nomes nacionais e internacionais dos estudos desses filósofos estarão reunidos no evento. “O tema natureza e história oferecerá a ocasião para o diálogo dos pesquisadores convidados e para a reflexão sobre as afinidades e divergências entre as filosofias de Vico e Rousseau, pela primeira vez tentada num evento de Filosofia no Brasil”. A abertura do evento, promovido anualmente pelo Instituto de Filosofia (IFILO), será às 14 horas do dia 12, no anfiteatro do bloco 3Q, no campus Santa Mônica. As inscrições podem ser feitas na entrada do anfiteatro. As atividades também acontecerão no bloco 5O, no mesmo campus. Além de conferências, palestras, mesas redondas e comunicações de trabalhos, será lançado o livro “Embates da razão: mito e filosofia na obra de G. Vico”, de Humberto Aparecido de Oliveira Guido, José Manuel Sevilla, e Sertório de Amorim e Silva Neto. O lançamento da obra, editada pela Edufu, será no dia 14/06, às 21 horas, na Casa da Cultura de Uberlândia, no bairro Fundinho. Veja a programação completa no site www.semana.ifilo.ufu.br.