Sustentabilidade é tema da Semana do Meio Ambiente

Data de Publicação: 01/06/2012 - 08:06

Por Vanessa

Oficina de jardinagem e cine-debate vão movimentar o campus Santa Mônica no dia 4 de junho
É hora de intensificar as discussões sobre preservação. No dia 4 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoverá atividades práticas para incentivar o público a refletir sobre a importância da sustentabilidade. As ações foram desenvolvidas pela equipe do projeto “Formação de Agentes Ambientais” da Divisão de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Diase/Proex), com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Universitária. As atividades começarão às 14 horas com a Oficina de Jardinagem Sustentável, no Bloco 1I, no espaço em frente ao Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo.  A ideia é reaproveitar as tampas dos antigos coletores de lixo que foram substituídos pelo Projeto de Coleta Seletiva, recentemente implantado na UFU. Os participantes poderão transformá-las, por meio de intervenções artísticas e plantio de mudas de espécies do cerrado, em vasos ornamentais que serão distribuídos no campus. Para a noite, está programado um cine-debate com o filme “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011. A exibição está marcada para as 19 horas, nos auditórios C e D do Bloco 5O, com direito a pipoca e suco. O filme mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores do aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). Ele envolveu as pessoas do local na criação e fotografia de obras de arte feitas com material reciclável.