Geógrafos discutem o ordenamento e as dinâmicas do território

Data de Publicação: 04/06/2012 - 05:40

Por Vanessa

II Colóquio Luso-brasileiro de Geografia Física será realizado nos dias 18 e 19 de junho
A desertificação no Nordeste brasileiro, a conservação da biodiversidade do Pantanal, a relação hidrelétricas X patrimônio natural, as mudanças climáticas e os incêndios florestais em Portugal são alguns dos assuntos que serão discutidos no II Colóquio Luso-brasileiro de Geografia Física, a ser realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos dias 18 e 19 de junho. Com o tema “Ordenamento e Dinâmicas do Território”, o evento reúne representantes das comunidades científicas do Brasil e de Portugal para refletirem sobre assuntos teóricos e práticos relativos à Geografia Física, seja em seus aspectos acadêmicos, bem como, do ponto de vista do mercado de trabalho. “É um evento organizado para ser curto e intenso. Assim, teremos possibilidade de trocar informações e experiências entre pesquisadores brasileiros e portugueses que estão na linha de frente da pesquisa geográfica em suas respectivas áreas de atuação”, destaca o professor Sílvio Rodrigues, do Instituto de Geografia da UFU e um dos organizadores do Colóquio. Estarão à frente das 10 palestras programadas professores das universidades portuguesas do Minho, de Coimbra e do Porto e das brasileiras Anhanguera/Uniderp (MS) e UFU. As atividades acontecerão no do Bloco 3C (Biblioteca), no Campus Santa Mônica. Veja aqui a programação. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho pelo e-mail coloquiolages@gmail.com ou no Laboratório de Geomorfologia e Erosão de Solos (Lages), sala 16 do Bloco 1H, Campus Santa Mônica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3239-4169 ramal 19.