Projeto inédito da UFU monitora virtualmente subestações e usinas da Cemig

Data de Publicação: 03/07/2012 - 13:40

Por portal.dirco

Sistema prevê economia de 12 milhões por ano
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está desenvolvendo um sistema virtual que permite a supervisão das operações em subestações de usinas hidrelétricas. A partir da sala de operações da Cemig, o aplicativo desenvolvido pela UFU utiliza a tecnologia 3D e permite visualizar e manipular, em tempo real, todo o processo de geração de energia, possibilitando também intervenções e treinamentos. Antes desta invenção, para realizar tais procedimentos era necessário o deslocamento físico dos funcionários da concessionária. A promessa de economia do novo sistema é de R$ 12 milhões por ano. Amanhã, 04/07, às 10 horas, o gerente de operação de geração e transmissão de energia elétrica da Cemig, Paulo Roberto Prado, visita o Laboratório de Computação Gráfica da UFU, Bloco 1N no campus Santa Mônica,  onde está sendo desenvolvida a pesquisa. Há cerca de um ano, o engenheiro eletricista Alexandre Cardoso, professor doutor da UFU, coordena uma equipe de Doze alunos de graduação e pós da Faculdade de Engenharia Elétrica que estão envolvidos neste estudo.  O projeto foi aprovado pelo Governo Federal com recursos da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O investimento na pesquisa é de R$ 6 milhões. A conclusão está prevista para 2015.