UFU adia eleição para reitor

Data de Publicação: 13/08/2012 - 08:30

Por Elisa Chueiri

Mudança quer evitar ausência de eleitores por causa da greve
O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovou na última sexta-feira (10/08), o adiamento da eleição para escolha do reitor que deve comandar a instituição no quadriênio 2013/2016. O motivo é a possibilidade de pouca participação de alunos, professores e técnicos administrativos no processo eletivo, já que estas três categorias que compõem o público votante estão em greve. O 1º turno que estava agendado para os dias 28 e 29 deste mês foi remarcado para 19 e 20 de setembro. Caso nenhuma das quatro chapas concorrentes alcance 51% dos votos, haverá 2º turno nos dias 26 e 27 de setembro. O Consun decidiu também agendar outra reunião extraordinária para o dia 05 de setembro. Se até lá, o movimento grevista não terminar, os membros voltarão a reavaliar a necessidade de mudar a data das eleições mais uma vez. Conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), a escolha do futuro administrador da UFU deve ser feita 60 dias antes do término do mandato do atual reitor, no dia 04 de dezembro. A UFU tem até o dia 04 de outubro para remeter à apreciação de Brasília a lista tríplice, documento que indica os três principais acadêmicos cotados para assumir a universidade.