Projetos de extensão da UFU são aprovados pelo MEC

Data de Publicação: 21/08/2012 - 05:14

Por Vanessa

O repasse financeiro para 2013 é de R$ 1,5 milhão
O Ministério da Educação (MEC) classificou 32 projetos de extensão para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2013. Para 16 destes, o recurso financeiro de R$ 1,5 milhão já está aprovado. O investimento se destina a estudos com foco nas diferentes políticas atuais de inclusão social. O subsídio para os outros, ainda pode ser reavaliado. Entre as linhas de pesquisas da UFU estão Educação, Cultura e Arte, Saúde, Direitos Humanos, Promoção de Igualdade Racial e Desenvolvimento urbano e rural. Os universitários que participam dos projetos podem receber bolsa de R$ 360 mensais. A seleção e aprovação foi feita pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária (ProExt), da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Em todo país 781 propostas de 114 instituições públicas, sendo 57 universidades federais, 24 institutos federais, 30 instituições estaduais e três municipais foram contempladas.  O repasse total será de R$ 80 milhões. A relação das instituições públicas de ensino superior que receberão recursos já está publicada no endereço eletrônico do MEC. O ProExt foi criado em 2002 e articula 16 órgãos governamentais, com suas respectivas políticas públicas e as ações desenvolvidas pelas universidades. A idéia é apoiar propostas de extensão das universidades públicas que estimulem a inclusão social, contribuindo para a formação dos profissionais do futuro.