10ª Semana da Cultura Popular e 3º Seminário de Economia da Cultura

O Fórum Permanente de Cultutra da UFU é um dos realizadores deste evento que começa hoje.

Publicado em 03/02/2015 às 15:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) apresenta a X Semana da Cultura Popular e III Seminário de Economia da Cultura que acontecerão em Uberlândia MG entre os dias 03 e 07 de fevereiro de 2015. As atividades, que serão realizadas conjuntamente pelas produtoras uberlandenses Balaio do Cerrado e Viola de Nóis acompanhadas do Fórum Permanente de Cultura da UFU e acontecerão no Center Convention , UFU, Escola Livre do Grupontapé de Teatro, Oficina Cultural e Arena Sabiazinho contarão com o apoio da APCULT (Associação de Produtores Culturais de Uberlândia e Região ). O tema deste ano será “CULTURA - DA SOBREVIVÊNCIA A EXISTÊNCIA“ e as mesas, palestras e debates abordarão as possibilidades que existem para que o setor da cultura se movimente e saia da atual realidade de colapso do financiamento publico da cultura para um outro cenário em que o conceito de cultura represente desenvolvimento humano, social e econômico, e desta forma artistas e grupos culturais possam ser percebidos e entendidos como vetores ou âncoras dos processos de desenvolvimento totalmente inseridos nas estratégias públicas e privadas que buscam este desenvolvimento. Sabemos que o fenômeno da Economia da Cultura se instaura quando uma iniciativa cultural ou artística nasce de forma espontânea e finca raízes no território que ocupa de maneira a se tornar legítima representante daquele lugar , e a partir dai se viabiliza para a garantir a sua existência e oferecer para as pessoas envolvidas oportunidade de ocupação e geração de renda. Estas manifestações deveriam ser melhor aproveitadas e inseridas nas estratégias de desenvolvimento das cidades, estados e governo federal. Em Uberlândia e região temos um celeiro de oportunidades quando se entende a cultura e seus desdobramentos econômicos a partir desta premissa do desenvolvimento das pessoas. O evento, que em suas edições anteriores, gerou grande repercussão na região dada a qualidade da programação e interesse gerado pelos eixos de discussão propostos contará novamente com importantes parcerias institucionais que garantirão uma divulgação de alcance nacional. Do ponto de vista artístico cultural nesta edição iremos destacar o potencial da musica de viola , da dança catira que é típica da região, do jeito de falar e do jeito de ser do mineiro que habita este lugar. Como fechamento da programação um momento muito especial que deverá ficar na história da cidade de Uberlândia e região: a formação da maior Orquestra de Violeiros do Mundo que entrará para o livro Guinnes de recordes mundo. A abertura acontece hoje, terça-feira, 03 de fevereiro, no Center Convention das 20h as 22h com o Show "Tarcisio Manuvei convida violeiro Arnaldo Freitas".  Participação especial do Grupo Raízes do Sertão. (Texto Divulgação)

Interessados(as) em participar do III Seminário de Economia da Cultura devem fazer a inscrição pelo blog http://www.seminariodeeconomiadacultura.com

Nome do Responsável