Engenharia Biomédica debate futuro da profissão

Data de Publicação: 12/09/2012 - 08:04

Por Vanessa

Simpósio reúne estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de saúde e exatas
Estão abertas as inscrições para o V Simpósio em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que deverá reunir pelo menos 150 pessoas no dia 21 de setembro, das 7h30 às 18 horas, na Sociedade Médica de Uberlândia - Avenida Cesário Alvim, n° 2, Centro. Os interessados deverão acessar o site   http://www.biolab.eletrica.ufu.br/vseb/. A proposta do simpósio é promover o curso de graduação, divulgar pesquisas e debater o futuro da profissão. O encontro é organizado pelo Laboratório de Engenharia Biomédica (BioLab) e pelo PET- Engenharia Biomédica, com apoio da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT/UFU). A ideia é estimular a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais das áreas de saúde e exatas que trabalham em conjunto, promovendo a integração de conhecimentos em prol do desenvolvimento científico. Durante o simpósio, serão discutidos temas como "O uso da biotelemetria no monitoramento remoto de pacientes: a realidade e os desafios nacionais", "As perspectivas de atuação nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia biomédica", “Tecnologias de RV e RA aplicadas à Reabilitação” e "O mercado de trabalho do Engenheiro Biomédico". A Engenharia Biomédica é a área que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para o diagnóstico ou tratamento. Com conhecimento multidisciplinar, o profissional é responsável pela criação de software e equipamentos eletrônicos que aperfeiçoam o uso das máquinas pelo setor de saúde.