UFU convida professores para café com debate

Data de Publicação: 20/09/2012 - 07:00

Por Vanessa

“Educação em Prosa” discute Estados e sociedades da(s) África(s) na geopolítica dos saberes
Os professores universitários têm um encontro marcado no dia 21 de setembro para debater com Clemens Zobel, da Université Paris VIII, o tema “Estados e sociedades da(s) África(s) na geopolítica dos saberes”. A ação é resultado do projeto “Educação em Prosa”, promovido pela Divisão de Formação Docente da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PROGRAD/UFU) em parceria com a TV Universitária (TVU) e a Rádio Universitária. O debate com café está marcado para as 15 horas, no Mousse Cake - Rua Tiradentes, 300, Bairro Fundinho.   Durante o encontro, o professor Clemens Zobel fará uma reflexão sobre a(s) África(s) na geopolítica dos saberes num mundo de globalização econômica e midiática, de  relações pós-coloniais, de diásporas e de migrações. Ele questionará a existência dos Estados e das sociedades da(s) África(s) enquanto objetos das ciências sociais e o papel que a ciência e outros saberes têm no desenvolvimento do continente, estabelecendo uma ponte com o contexto do ensino superior brasileiro. A mediadora do debate será a professora Maria Vieira, pesquisadora associada ao Centre de Recherches Sociologiques  et Politiques de Paris (CRESPPA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis -Políticas, Educação e Cidadania (UFU). A proposta do “Educação em Prosa” é promover a troca de ideias e experiências de maneira menos formal que as conferências e congressos acadêmicos. O objetivo é mesclar a apresentação de temas de inquietação sobre o ensino superior com debates junto ao público.Cada encontro terá a presença de um convidado e uma seção de perguntas, mediada por um professor da UFU. O público é formado prioritariamente por professores universitários, mas os encontros são abertos a todos os interessados pela educação superior. Os eventos serão gravados e exibidos pela TVU. Zobel   Além de ser professor associado de Ciência Política na Université  Paris VIII, Clemens  Zobel é investigador no Centro de Estudos Sociais, onde faz parte do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e participa do programa de doutorado “Democracia no Século XXI”. Zobel é membro do Centro de Estudos Africanos da  Ecole des Hautes Etudes en Sciences  Sociales (Paris).  É doutor em Antropologia pela Ecole des  Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) e pela Universidade de Viena (Áustria).