Como não ser enganado pelas estatísticas

Data de Publicação: 27/09/2012 - 07:55

Por Vanessa

Faculdade de Ciências Integradas do Pontal promove Colóquio e Semana de Matemática
Uma semana dedicada à matemática. Pelo menos 200 pessoas - entre pesquisadores, professores e estudantes – são esperadas, de 1 a 6 de outubro, no Campus do Pontal, em Ituiutaba, para debater temas como “Conceito de área e volume na confecção de móveis de garrafas pet”, “Como não ser enganado pelas estatísticas” e “Uma pitada de álgebra com categoria”. Estes são alguns dos assuntos que fazem parte da programação do I Colóquio de Matemática Aplicada e Computacional do Pontal (CMACP) e da III Semana de Matemática do Pontal (Semap), organizados pelo Curso de Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip). O I CMACP, que vai ser realizado de 1 a 3 de outubro, tem por objetivo promover a pesquisa e o ensino de qualidade em matemática aplicada e computacional no Pontal do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma oportunidade para discutir estudos em andamento, divulgar resultados e obter informações da produção científica em desenvolvimento na região e nas principais instituições nacionais. Estão previstas palestras, sessões técnicas de comunicação, sessões dedicadas à iniciação científica, exposições e mesa-redonda. A III SEMAP, marcada para o período de 3 a 6 de outubro, procura estimular a interação entre alunos e professores com pesquisadores de outras faculdades e instituições de ensino, além de divulgar trabalhos de pesquisa. Outra proposta é abrir espaço para que professores de matemática e alunos do ensino médio possam  se aproximar da Universidade. A programação inclui minicursos, oficinas, palestras e sessões técnicas de comunicação. SBMAC Na segunda (1), às 20 horas, o professor Geraldo Nunes Silva (Unesp) vai abordar o tema “Inclusões diferenciais e controle em escalas de tempo”. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Um dos objetivos da entidade é desenvolver as aplicações da Matemática nas áreas científicas, tecnológicas e industriais. Para saber mais sobre os encontros, acesse: http://semap.webnode.com .