UFU realiza Semana de Letras

Data de Publicação: 28/09/2012 - 08:28

Por cristianoalves@dirco.ufu.br

Evento acontece de 29 a 31 de outubro
A Semana de Letras da Universidade Federal de Uberlândia (SeLet/UFU 2012) ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Campus Santa Mônica. Com o tema “Letras que movem...”, o encontro vai reunir estudantes, professores e pesquisadores para debater assuntos como “Gramáticas por linguistas”, “Linguística e ensino”, “Literatura e cultura hispânicas” e “Ensino-aprendizagem de língua estrangeira”. Os interessados podem acessar: www.selet2012.blogspot.com.br. Organizado pelo PET Letras, a SeLet procura promover a interação de alunos e professores do Curso de Letras da UFU e de outras instituições. Estão programados minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. Está prevista também a Mostra do Cinema Brasileiro, com apresentação de três filmes produzidos nos últimos anos: “Crime delicado” (2006), dirigido por Beto Brant; “O céu de Suely” (2006), dirigido por Karim Aïnouz; “Estamos juntos” (2011), dirigido por Toni Venturi. Ataliba Castilho A palestra de abertura - "Gramáticas por linguistas" – será feita no dia 29 de outubro, às 8h30, no Anfiteatro do Bloco 5-O, pelo professor Ataliba Castilho. Ele é professor sênior na USP e professor colaborador voluntário na Unicamp. Ataliba coordenou os seguintes projetos coletivos de pesquisa: Projeto NURC/SP (1970-1988), Projeto de Gramática do Português Falado (1988-2011) e Projeto para a História do Português Brasileiro, equipe de São Paulo. O professor é o editor geral da obra coletiva História do Português Brasileiro, 5 volumes, em andamento; membro do corpo editorial das seguintes revistas: Alfa (Revista de Linguística da Unesp), Linguística (revista da Associação de Linguística e Filologia da América Latina), Revista do GEL, Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp), Filologia e Linguística Portuguesa (USP). Desenvolve pesquisas na área de Linguística do Português, com ênfase nas seguintes áreas: descrição da língua falada, sintaxe funcionalista do português brasileiro, história do português brasileiro, análise multissistêmica do português brasileiro. É assessor linguístico do Museu da Língua Portuguesa desde 2006.