Estudantes de Biotecnologia participam de Tour Científico

Data de Publicação: 01/10/2012 - 08:07

Por Vanessa

Atividade realizada durante a 41ª Expoinel foi organizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil na cidade de Uberaba
Estudantes do curso de Biotecnologia do campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia participaram do Tour Técnico organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), durante a 41ª Expoinel, realizado no Parque de Exposição Fernando Costa, em Uberaba, no dia 18/09. Os 14 alunos que participaram da atividade são da primeira turma de Biotecnologia da UFU em Patos de Minas e, atualmente, estão no terceiro período. Durante o evento eles assistiram a palestras sobre sanidade, genética, nutrição e bem-estar de bovinos de corte. Também puderam estreitar o contato com o mercado por meio de visitas aos estandes de empresas que atuam na agropecuária e assistir a julgamentos de animais da raça Nelore. Por fim, os universitários conheceram um pouco da história da raça em visita ao Museu do Zebu. O tour foi acompanhado pela professora do curso de Biotecnologia e doutora na área de melhoramento genético animal, Fernanda Marcondes de Rezende. Segundo ela, é fundamental que os alunos interajam, desde cedo, com os diversos setores do agronegócio e participem de atividades técnicas a campo, complementando as informações recebidas durante o curso. “A participação neste tipo de atividade é importante para os estudantes poderem visualizar na prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Além disso, é uma oportunidade de terem contato com possíveis futuros empregadores e conhecerem mais a fundo as atividades realizadas pelo setor na região”, acrescenta. Fernanda também participou da Mostra Científica e teve o trabalho “Incorporação de marcadores genéticos em programas de melhoramento genético de bovinos de corte” aprovado em primeiro lugar, entre um total de 20.  Campus Patos de Minas  A UFU iniciou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em Patos de Minas em fevereiro de 2011. Atualmente, são oferecidos três cursos de graduação: Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Telecomunicações. A professora Fernanda acredita que Patos de Minas ganha muito em educação e formação de profissionais com a presença da Universidade Federal de Uberlândia na cidade. “Os cursos foram escolhidos considerando-se a grande demanda do mercado por profissionais dessas áreas. Eles trazem tecnologias novas para a região, que é tradicionalmente voltada para a agropecuária”, afirma.