Valorização das licenciaturas em debate na UFU

Data de Publicação: 03/10/2012 - 05:44

Por Vanessa

Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência acontece nos dias 10 e 11 de outubro
Professores de escolas, pesquisadores e alunos de diversas universidades brasileiras estarão reunidos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos dias 10 e 11 de outubro, para discutir as tendências, as perspectivas e experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Criado em 2007 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, o Programa visa à aproximação das universidades com escolas de educação básica da rede pública de ensino, objetivando a contínua melhoria da formação e motivação de professores. O II Encontro Interinstitucional do PIBID terá, além de uma conferência de abertura com o professor Hélder da Silveira, representante da CAPES, mesas redondas, apresentação de trabalhos de pesquisa, relatos de experiências, apresentação de pôsteres e comunicações coordenadas, além de lançamento de livros e materiais orientados à educação básica. Veja aqui a programação completa.   “O evento promoverá discussões e reflexões acerca desse Programa com o intuito de favorecer uma consolidação dessa proposta no sentido de atingir o objetivo macro, que é garantir uma educação básica pública de qualidade”, resume a professora Daisy Vale, coordenadora do PIBID na UFU. Atualmente a UFU conta com mais de 700 bolsistas PIBID, incluindo coordenadores (professores formadores), supervisores (professores da rede pública) e licenciandos, que compõem equipes de 36 projetos de diferentes áreas. Esses projetos são desenvolvidos em 32 escolas das redes federal, estadual e municipal nas cidades de Uberlândia e de Ituiutaba. O Encontro é promovido pelas pró-reitorias de graduação da UFU e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). As atividades serão realizadas no campus Santa Mônica (bloco 3Q e Centro de Convivência) e abertas a todos os interessados na educação e formação de educadores. As inscrições podem se feitas no seguinte endereço eletrônico  www.pibid.prograd.ufu.br. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.