Inflação de setembro em Uberlândia é de 0,79%

Data de Publicação: 09/10/2012 - 09:33

Por cristianoalves@dirco.ufu.br

Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da UFU comparou mais de 30 mil preços de produtos e serviços para chegar ao índice
O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais (Cepes) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou hoje (9) o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) referente ao mês de setembro. A variação, em Uberlândia, é de 0,79% - 0,2 ponto percentual (p.p.) superior aos 0,59% registrados em agosto. Com essa taxa, o índice acumulado nos últimos doze meses ficou em 6,25% e, nos nove primeiros meses de 2012, em 5,08%. Segundo os economistas do Cepes, este é o maior IPC de setembro dos últimos 11 anos. Para o cálculo atual, foram comparados 30.531 preços de 456 produtos e serviços. Os grupos que mais pesaram foram alimentação e bebidas (2,05%) e saúde e cuidados pessoais (1,27%), responsáveis por mais de 80% da variação de preço. Em setembro, o consumidor pagou mais, por exemplo, na hora de comprar batata, arroz, farinha de trigo, margarina, carnes, óleo, feijão, ovos, leite e pão. Quem tem o hábito de fazer refeições fora de casa também sentiu os efeitos do aumento de preço. Destacam-se ainda elevações dos valores de medicamentos, serviços e planos de saúde. Cesta básica O preço total da cesta básica sofreu uma variação de 1,95% - 1,57 p.p. superior aos 0,38% apurados em agosto. Resultado: o valor passou de R$ 263,06 para R$ 268,19. Com essa taxa, o acumulado nos últimos doze meses ficou em 17%. O Cepes também calculou o Salário Mínimo Necessário (S.M.N.) para uma família constituída por dois adultos e duas crianças (ou três adultos). No mês de setembro, o S.M.N. apresentou variação de 1,95% em relação ao mês anterior, passando de R$ 2.587,91 para R$ 2.638,36.