Aluno de psicologia da UFU lança livro de poesias

Data de Publicação: 17/10/2012 - 05:30

Por Vanessa

Debate, exposição e roda de samba marcam lançamento da obra; atividades serão realizadas de 24 a 26 de outubro
Temas como a boemia, a malandragem, a marginalidade e as diversas formas de amar estão presentes na subjetividade poética do livro Riso Risco Aliso Enrosco, de Gabriel Serafim, graduando de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O lançamento da obra será realizado de 24 a 26 de outubro e terá exposição, debate e roda de samba. O livro é composto por 92 páginas de 57 poesias criadas de 2009 a 2011, época que o estudante trancou a matrícula na faculdade e se aventurou pelos países da América do Sul. “São poesias da noite, da boemia, do samba... Tem um pouco de poemas ‘safados’...”, avisa Bibi Serafim, como é conhecido o autor, citando alguns dos artistas que o influenciaram: Bezerra da Silva, Dicró, Moreira da Silva, Jorge Amado, Vinícius de Morais e Noel Rosa. O lançamento do livro começa na quarta-feira, dia 24, às 17 horas, com escritores e professores debatendo “A marginalização da literatura e a estética da noite”. A atividade acontecerá no bloco 4K, Campus Umuarama. No dia seguinte, integrando o lançamento do livro, o Centro de Informação e Referência da Cultura Negra de Uberlândia e Região – Graça do Aché recebe, às 20 horas, a exposição Arte Trecheira, do artista gráfico Eduardo Marinho, autor do livro “Crônicas e pontos de vistas”. O espaço está localizado na Avenida Cesário Crosara, 4.187 – Bairro Roosevelt. A noite de autógrafos será na sexta-feira, 26/10, com a apresentação do Movimento Cultural “Eterna Chama”, trazendo samba de raiz, será às 21 horas, no Sesc (entrada pela Rua Prata, 990 – Bairro Aparecida). Em todas as atividades de lançamento a entrada é franca. Riso Risco Aliso Enrosco foi editado com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex). Mais informações podem ser obtidas no site www.bibiserafim.com.br.