Estudantes da UFU são premiados em competição latino-americana de robótica

Data de Publicação: 25/10/2012 - 07:31

Por Vanessa

Equipes do curso de Engenharia Mecânica conquistam duas primeiras colocações e um segundo lugar em disputas que reuniram as melhores universidades da América Latina
A Equipe de Desenvolvimento em Robótica Móvel (EDROM) do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistou três prêmios na Latin American Robotics Competition 2012, realizada em Fortaleza (CE), de 16 a 21 de outubro. Os estudantes participaram de quatro modalidades da competição e foram premiados em três. Anazíbio Batista de Faria Neto, Leonardo Albarello Jappe e Bruno Jou Hiraiwa competiram com 28 equipes e ficaram em primeiro lugar na modalidade SEK (Standard Educational Kits). A competição consistiu na simulação de uma partida de vôlei de praia em que duas equipes, cada uma formada por até dois robôs autônomos e cooperativos, competiram para minimizar as bolinhas laranja em sua arena e maximizar as bolinhas azuis. Outra medalha de ouro foi conquistada na categoria RoboCup Humanoide, representada pelos alunos Thomas Vergutz e Murilo Mendonça Venâncio, que competiram com outros dois grupos. O objetivo da modalidade era o desenvolvimento de uma equipe de robôs humanóides, formada por até três robôs, que tenham a capacidade de jogar uma partida de futebol. A UFU venceu a equipe do México na demonstração técnica, disputando partidas de pênaltis. Na modalidade Humanoid Racing (corrida de robô humanóide), a UFU disputou uma corrida de quatro metros em linha reta contra três equipes. Os estudantes Luis Otávio Brás Tenani e Yuri Silva Sousa conquistaram o segundo lugar nessa competição. A UFU também participou da modalidade Open com a robô Iolanda, construída pelos estudantes Heitor Moraes Campoli, Carolina Verri e Felipe Scandiffio, mas não foi classificada para a final. O objetivo era simular uma ilha em que o robô deveria coletar latinhas e depositá-las no lixo. É o terceiro ano consecutivo que a EDROM participa da Latin American Robotics Competition. Nos anos de 2010 e 2011, a equipe se destacou ficando em segundo lugar na modalidade SEK. Além disso, conquistou o primeiro lugar na Competição Brasileira de Robótica 2011, também na modalidade SEK, e o primeiro lugar na categoria RoboCup Humanoid, categoria kid size. Equipe de Desenvolvimento de Robótica Móvel A EDROM é uma associação de alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da UFU, orientada pelo professor tutor Rogério Sales Gonçalves. Além dos aspectos tecnológicos, os alunos também cuidam da parte administrativa e participam ativamente da busca por recursos financeiros que garantam a concretização dos objetivos. O desenvolvimento da robótica móvel é multidisciplinar, permitindo que os estudantes apliquem as teorias acadêmicas em conjunto para o desenvolvimento de robôs móveis. Esses, além de serem aplicados para competições, permitem também o desenvolvimento de dispositivos robóticos, que podem auxiliar o ser humano em atividade de exploração de regiões de difícil acesso e na localização e salvamento de pessoas em regiões atingidas por catástrofes naturais, como terremotos e maremotos. O estudo de robôs móveis também possibilita o desenvolvimento de tecnologias que poderão auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção, como pessoas idosas e tetraplégicas.