Equipe de Aerodesign da UFU participa de competição nacional

Data de Publicação: 01/11/2012 - 04:59

Por Vanessa

Tucano pode se consagrar bicampeã brasileira em torneio que acontece de 1 a 4 de novembro, em São José dos Campos
A Tucano, equipe formada por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), disputará entre os dias 1 e 4 de novembro o SAE Brasil AeroDesign 2012, em São José dos Campos (SP). A equipe, sob a orientação do professor Roberto de Souza Martins, projeta e constrói aeromodelos, desenvolvendo na prática aplicações voltadas à melhoria da eficiência dos elementos que constituem uma aeronave. De acordo com a coordenação da SAE Brasil, 98 equipes estão inscritas na disputa. Entre elas, seis são equipes estrangeiras do Canadá, dos Estados Unidos, do México e da Venezuela. As 92 equipes brasileiras representam 16 Estados, mais o Distrito Federal. O Estado com maior número inscrições é São Paulo, com 31 equipes, seguido de Minas gerais com 17. Entre estudantes, professores orientadores e pilotos, a SAE Brasil soma aproximadamente 1,4 mil participantes oriundos de 70 instituições de ensino. Para participar da competição, as equipes projetaram e construíram aviões rádio controlados segundo três categorias: Classe Regular, com 73 equipes inscritas, Classe Advanced, com seis equipes participantes, e Classe Micro, com 19 equipes. Os estudantes da UFU vão competir com um avião na Classe Regular e com um na Classe Micro. Nesta edição, as aeronaves serão menores do que as projetadas em 2011, além de serem utilizados materiais mais leves. Porém, os compartimentos de carga serão maiores, o fez com que as equipes desenvolvessem soluções aerodinâmicas para maximização da carga transportada. Tucano A equipe de Uberlândia participa da competição desde 2001. Em 2005, alcançou o 2° lugar nacional, obtendo o direito de disputar o título internacional, nos Estados Unidos, no ano seguinte. Em 2006, conquistou o 2° lugar na Competição Internacional e, em 2007, obteve o 3º lugar nacional. Em 2010, alcançou o 1º lugar nacional e, em 2011, o 3º lugar mundial, também no país norte americano. A expectativa dos membros da Tucano é ganhar o campeonato e, com isso, se credenciarem para a disputa do mundial.