Educação, trabalho e vida no campo

Data de Publicação: 05/11/2012 - 08:35

Por cristianoalves@dirco.ufu.br

Experiência, desafios e diversidades culturais compõem a programação do seminário que será realizado de 7 a 9 de novembro, na Facip
Profissionais da educação, estudantes, comunidades rurais, pesquisadores e representantes de movimentos sociais reúnem-se esta semana na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip), em Ituiutaba, para debater “Educação: trabalho & vida no campo”. O seminário está marcado para o período de 7 a 9 de novembro, nos auditórios 1 e 2. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do encontro. A cerimônia de abertura começa às 19 horas, com apresentação da peça teatral “Encantamentos Rurais”, do grupo Meca em Cena. Em seguida, a professora Maria Isabel Antunes Rocha (UFMG) faz uma conferência sobre o tema central do seminário. No dia 8 de novembro, às 8h30, tem roda de conversa sobre “Experiência e desafios na Educação Rural”. Para as 19 horas, está prevista a mesa redonda “Territorialidades rurais: perspectivas para a educação no campo”, com os palestrantes Astrogildo Fernandes Silva (UFU) e Djalma Ferreira Pelegrini (Epamig). Para o dia 9 de novembro, às 8h30, está programada a mesa redonda “Diversidades culturais e os desafios observados nas escolas rurais de Ituiutaba”, com Rodrigo Barbosa Ribeiro (UFU). No período da tarde, às 14 horas, o professor Mauro Machado (UFU) coordena reflexões sobre “Educação no campo/rural em Ituiutaba: audiência pública”. Às 19h30, Caio Sgarbi Antunes e Cássio da Silva Araújo Tavares, ambos da UFG, debatem a “Indissociabilidade entre trabalho e educação”. Quem comparecer à Facip ainda vai encontrar produtos do campo, que vão ser vendidos no local. Transporte A comunidade acadêmica de Uberlândia pode contar com transporte gratuito para o campus do Pontal. No dia 7 de novembro, a van deverá sair do Campus Santa Mônica às 16 horas. O retorno está previsto para as 22 horas. Nos dias 8 e 9, a saída será as 7 horas com retorno programado para as 22 horas.