“Macumba” é um dos temas do Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais

Data de Publicação: 14/11/2012 - 12:10

Por cristianoalves@dirco.ufu.br

Encontro será realizado de 19 a 21 de novembro, no Auditório 5 O-B, no campus Santa Mônica
São quase 90 trabalhos inscritos. Temas que vão desde capitalismo até diversidade religiosa. Professores, pesquisadores e estudantes se preparam para o Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro será realizado de 19 a 21 de novembro, no Auditório 5 O-B, do campus Santa Mônica. As inscrições poderão ser feitas no local do evento. A mesa de abertura, às 9 horas, reunirá os professores Nicolas Iñigo Carrera (Universidade de Buenos Aires) e Virgina Fontes (Universidade Federal Fluminense/ Fiocruz) para debater “Trabalho, Estado e classes sociais no capitalismo contemporâneo”. A mediadora será a professora Patrícia Vieira Tropia (UFU). A apresentação dos pôsteres será feita das 13h30 às 14h30. Os Grupos de Trabalho se reunirão das 14h30 às 18h30. Às 19h30, haverá divulgação de livros. Para o dia 20 de novembro, está  programada, às 9 horas, a mesa-redonda “O trabalho de campo e etnografia”, com Edmundo Antonio Peggion (Unesp/Ufscar) e Dagoberto José Fonseca (Unesp). O mediador será o professor Marcel Mano (UFU). Às 19 horas, serão abertas as exposições de fotografia, "Um olhar sobre a religiosidade de matriz africana", e de manequins, "Identidades africanas e afro-brasileiras". A partir das 19h30, será debatido o tema "Macumba": diversidade das religiosidades de matriz africana”, entre os professores João Marcos Allen (UFU) e Marili Peres Junqueira (UFU), a mestranda Jaqueline Talga, coordenadora do projeto Religiosidades, Vanesca Tomé Paulino, coordenadora do projeto Identidades, e representantes das religiosidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. No dia 21 de novembro, às 9 horas, a mesa-redonda “Sociabilidades, identidades e subjetividades” reunirá os professores João Carlos Soares Zuin (Unesp) e Jacy Alves de Seixas (UFU), com mediação da professora Eliane Schmaltz Ferreira (UFU).