Curso de Teatro realiza VIII edição do Projeto Conexão Teatral

Data de Publicação: 20/11/2012 - 13:15

Por Mariana

Na programação constam espetáculos, oficinas, exposições, mesas-redondas e palestras.
O curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU) realiza entre os dias 26 de novembro e 02 de dezembro a VIII edição do Projeto Conexão Teatral – Semana de Abertura do Curso de Teatro. O eixo principal das abordagens é a extensão relacionada à criação e produção dos trabalhos realizados no curso. Promovido semestralmente, o projeto tem o intuito de divulgar os trabalhos que tem sido feitos na instituição, além de realizar debates sobre variados temas e recepcionar os calouros. Acesse aqui a programação completa. A coordenadora do curso de Teatro e curadora do projeto Vilma Campos explica que na programação constam os projetos de extensão mais significativos para a compreensão do teatro que é feito na Universidade. “A frente de extensão é muito importante, pois ela permite que nós estejamos em contato com a sociedade. Por exemplo, nós temos licenciatura em teatro, formamos professores e por isso é muito importante darmos atenção às escolas da cidade.” Todas as atividades são abertas ao público. As inscrições para as oficinas devem ser feitas nos dias 26 e 27 de novembro na secretaria do curso de Teatro, bloco 1V, campus Santa Mônica. Os interessados em participar da oficina cultural que será ministrada pela professora Isabel Marques devem enviar um e-mail com nome, CPF e telefone para o endereço partilhasteatrais@yahoo.com.br . Mais informações nos telefones 3230 9427 / 3239 4413.     Homenagem Na semana do projeto será concedida uma homenagem à professora Ana Carneiro que irá se aposentar em dezembro e cujas contribuições para o curso foram bastante significativas. Ana possui graduação em Filosofia da História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1964), mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2010). Participou da pesquisa de linguagem teatral orientada pelo diretor Amir Haddad (1976-1980/RJ), que deu origem ao Grupo Teatral Tá na Rua, do qual foi uma das atrizes formadoras e onde permaneceu até 2002. O trabalho na Universidade tem dois focos principais de interesse: investigações sobre a utilização de imagens na pesquisa e no ensino do teatro - que abarca a criação e desenvolvimento do Banco de Textos Imagens e Sons (BTIS) do curso de Teatro/UFU -, e o teatro de rua.