Pesquisadores da UFU são premiados durante congresso internacional

Data de Publicação: 21/11/2012 - 13:39

Por Marco Cavalcanti

Objetivo do trabalho é diagnosticar e tratar parasitoses intestinais
Cinco pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram premiados durante o III Congresso de Parasitologia Neotropical (COPANEO), este mês, em Lima, Peru. O principal objetivo da pesquisa, premiada na categoria pôster, é realizar de forma mais rápida e simples o diagnóstico e tratamento de parasitoses intestinais, principalmente em crianças, gestantes, idosos, pacientes imunodeprimidos e população rural. O trabalho inclui o estudo comparativo dos métodos imunológicos e parasitológicos, com diferentes princípios nas reações. A pesquisa “Specific IgG and immune complex to parthenogenetic females and eggs of Strongyloides venezuelensis in the serum samples from rats experimentally infected” recebeu orientação da professora Júlia Maria Costa-Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA/UFU). Além disso, contou com a colaboração da professora Marlene Ueta da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da biomédica Karine Canuto Loureiro de Araújo e do biomédico Edson Fernando Carvalho Goulart, mestrando do PPIPA. A equipe realizou a pesquisa no Laboratório de Diagnóstico de Parasitoses, do Instituto de Ciências Biomédicas (UFU), como parte da tese de doutorado de Ana Lúcia Ribeiro Gonçalves. O estudo recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da UFU. “A equipe está bastante empenhada; estamos com três trabalhos em andamento na mesma linha de pesquisa. No entanto, sentimos a necessidade de ter mais patrocínio e incentivo para participar de congressos internacionais”, afirma a pesquisadora Ana Lúcia Ribeiro.