Você conhece a Editora da UFU?

Data de Publicação: 22/11/2012 - 11:57

Por Mariana

Edufu lança Catálogo 2012 para apresentar cerca de 200 obras
Era uma vez um lavrador que sonhava em lançar um livro. O que parecia quase impossível virou realidade por meio da Edufu, a Editora da Universidade Federal de Uberlândia. “Sonho de Repentista: versos do poeta logogrífico Canelinha (Manoel Ferreira de Oliveira)” – 233 páginas, 2010 - é uma das publicações especiais que fazem parte do Catálogo 2012, lançado este mês. Além dos versos de Canelinha, o Catálogo da Edufu apresenta aproximadamente 200 obras. Os títulos foram divididos em seções: Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes, Publicações Especiais e Primeiras Publicações. Uma das curiosidades do catálogo é o livro “Concurso de contos”, que reúne os textos premiados no primeiro concurso realizado pela UFU, em 1980, em comemoração ao 20º aniversário dos cursos de Letras e Pedagogia. Também é possível conferir uma sinopse de “Primeiros Tempos”, de Juarez Altafin (1997). Escrito por um ex-reitor, o livro resgata a história da UFU por meio de depoimentos sobre pessoas e fatos, desde a fundação da Faculdade de Direito, em 1960, até a criação da Universidade, em 1969. Edufu A editora foi criada em 1981 com o objetivo de promover e divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São produzidos periódicos, livros e partituras. Conveniada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), a Edufu lança suas publicações em feiras e bienais internacionais do livro. Outra linha de ação é cooperar na implantação e ampliação de bibliotecas escolares e comunitárias, com campanhas de arrecadação de livros usados, bem como da doação de títulos de seu catálogo.