Modelagem Computacional e Ciência dos Materiais

Data de Publicação: 26/11/2012 - 08:31

Por Renata Neiva

Encontros são promovidos pelas Faculdades de Engenharia Química e Engenharia Mecânica em parceira com UERJ
Pela primeira vez, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será a sede do XV Encontro de Modelagem Computacional e do III Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais, que serão realizados entre 28 e 30 de novembro, no Campus Santa Mônica. A organização é da Faculdade de Engenharia Química (Fequi/UFU) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU) em parceria com o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As inscrições podem ser feitas na abertura do encontro, no Anfiteatro do Bloco 3Q. Os organizadores esperam pelo menos 150 pessoas. Foram cadastrados 110 trabalhos. A programação inclui palestras e minicursos, distribuídos nos Anfiteatros dos Blocos 3Q e 5O. A cerimônia de abertura está marcada para começar às 9 horas. Em seguida, o professor Roberto Martins de Souza (USP) fala sobre “Mecânica computacional na análise de esforços de contato em sistemas com e sem revestimento”. Clique aqui e confira a programação completa. Ainda no dia 28, às 13h30, a professora Sezimária Fátima Saramago (Matemática/UFU) aborda o tema “Aplicando a otimização para solucionar alguns problemas de sistemas robóticos”. No dia 29, às 9h30, o professor Sérgio Souto Maior Tavares (UFRJ) faz uma palestra sobre “Aços inoxidáveis utilizados na indústria do petróleo”. Às 13h30, o professor Rogério Custódio (Unicamp) discute “Tendências atuais de métodos computacionais em modelagem molecular”. No dia 30, às 9h30, o professor José Daniel Biasoli de Mello (UFU/UFSC) fala sobre “Formação in situ de partículas de lubrificante sólido: uma nova rota de obtenção de aços autolubrificantes sinterizados”. Durantes os encontros, estudantes e pesquisadores podem participar de minicursos, como “Modelagem computacional para problemas multigrupo em cálculos de física de reatores”, “Modelo simplificado de transporte de drogas por microagulhas” e “Avaliação de resistência a abrasão de materiais de componentes de maquinário agrícola”. Segundo um dos organizadores dos encontros, o professor Fran Sérgio Lobato, da Faculdade de Engenharia Química, a modelagem computacional é uma área de conhecimento multidisciplinar que utiliza conceitos de Matemática e Computação para resolver problemas das Engenharias.