Fotógrafo da UFU lança livro que tem como tema a natureza

Data de Publicação: 28/11/2012 - 04:17

Por Mariana

Lançamento será realizado na quinta-feira, 29/11, no campus Santa Mônica
Há 35 anos, o fotógrafo Milton Santos registra, por meio de imagens, a história e expansão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de utilizar o ofício para expressar toda a paixão e admiração que tem pela natureza. As melhores fotos, dessas mais de três décadas de trabalho, foram reunidas no livro “Milton Santos – Amante da Natureza”, uma obra de 154 páginas, com cerca de 200 fotos, que eterniza paisagens e momentos únicos. O lançamento do livro, com sessão de autógrafos, será realizado nesta quinta-feira, 29/11, às 19h30, no auditório do Bloco 1S (Rádio e TV Universitária), no campus Santa Mônica. As fotos retratam um pouco da grande diversidade da fauna e da flora brasileira, com imagens de várias regiões de Minas Gerais, do Nordeste e do Centro-Oeste do país. A UFU também é representada em destaque na publicação, com fotos de diferentes épocas e de todos os campi.  Milton Santos, servidor da UFU desde 1977, conta com orgulho que, além de ver, também documentou a transformação da universidade, trabalho que resultou em um acervo de mais de 153 mil fotos. “A fotografia me proporcionou conhecer lugares lindos e participar de muitos eventos. A máquina é minha companheira inseparável”, revela Milton. As fotografias de Milton Santos já integraram várias exposições em Uberlândia e em cidades do Nordeste, algumas delas premiadas. “Já expus várias vezes no Hospital de Clínicas da UFU. Gosto muito de expor lá, pois as pessoas sempre retribuem com mensagens carinhosas. Para mim, essas manifestações são formas de reconhecimento do meu trabalho”, diz.  Após lançar seu próprio livro, Milton planeja sua próxima exposição, que deverá ter como tema a vida na terceira idade.