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Tese de professor da UFU é premiada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo

Data de Publicação: 29/11/2012 - 13:24

Por Mariana

A pesquisa analisa o ensino da Contabilidade; Gilberto Miranda será homenageado no dia 17 de dezembro
A análise da qualificação dos professores de Ciências Contábeis e a relação desse aspecto com a formação do discente são o eixo principal da tese de doutorado, premiada em primeiro lugar no Prêmio de Teses e Dissertações promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP). A tese, intitulada “Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil”, foi defendida em dezembro de 2011, na Universidade de São Paulo (USP) pelo professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU) Gilberto José Miranda, sob orientação da professora Sílvia Pereira de Castro Casa Nova e co-orientação do professor Edgar Cornacchione. Foram selecionadas três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado. Os autores e orientadores serão homenageados no dia 17 de dezembro de 2012, durante uma solenidade que acontecerá na sede do Conselho. O objetivo da premiação é incentivar a produção científica na área da Contabilidade. Clique aqui e acesse a tese.     Sobre o prêmio, Gilberto Miranda afirma ser muito importante não somente para sua formação profissional, mas também para sua atuação no ensino. “A premiação é um reconhecimento do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, que durante o desenvolvimento da pesquisa nos auxiliou com inúmeras informações. Esse trabalho influencia não somente a contabilidade, mas também o seu ensino.” Gilberto também destacou todo o apoio dado pela FACIC juntamente à UFU durante sua pesquisa. TESE A partir do levantamento de textos e pesquisas da literatura internacional, o professor observou que o ensino das Ciências Contábeis inseria-se em duas dimensões: a acadêmica, relacionada à pesquisa, publicações e titulação dos docentes e a profissional, vinculada às práticas profissionais em voga. Em sua tese acrescentou uma terceira dimensão, a pedagógica, em que o preparo do docente para o ensino também é considerado como fator importante para a qualidade da educação. Baseando-se nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), foi possível perceber que o maior número de professores com titulações e desenvolvendo pesquisas, refletia diretamente no bom resultado dos alunos no exame. PROFESSOR Gilberto Miranda é doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP, mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior, especialista em Controladoria e Contabilidade e graduado em Ciências Contábeis pela UFU. Participou da implantação do curso de Ciências Contábeis no campus do Pontal (UFU), onde esteve como coordenador por dois anos. Atualmente é professor Adjunto da FACIC.

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