UFU inaugura Moradia Estudantil

Data de Publicação: 29/11/2012 - 14:59

Por Mariana

Prédios têm capacidade para atender até 152 alunos
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inaugurou na tarde desta quinta-feira, 29/11, a Moradia Estudantil. Com capacidade para atender até 152 estudantes de baixa condição socioeconômica, as instalações começarão a ser utilizadas a partir do primeiro semestre letivo de 2013. Clique aqui para ver as imagens da inauguração. Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da UFU, Alfredo Julio Fernandes Neto, destacou o aspecto de conquista que representa a Moradia Estudantil para os estudantes. “Essa é uma reivindicação que existe há 40 anos”, disse, lembrando que desde quando era aluno da instituição, em 1972, já havia a demanda.  Segundo o reitor, os prédios foram feitos como reivindicado pelos alunos. São 26 apartamentos instalados em dois blocos de quatro e de cinco andares em uma área de 1.848 m² no bairro Tibery. Cada unidade terá, em seus 88 m², sala de estar, cozinha/copa, dois banheiros, três quartos para duas pessoas cada, área de estudo e área de serviço. Dois apartamentos são destinados a estudantes com necessidades especiais. Em 3.891,61 m² de área construída a Moradia Estudantil é composta, ainda, de uma sala de estudos, dois salões de jogos, sistema de captação de água pluvial, aquecimento solar, piso semipermeável e telhado verde (ecotelhado). A obra teve início em fevereiro de 2010 e custo de R$ 7.044.241,62. A Moradia Estudantil não é o único programa de apoio aos estudantes visando a permanência deles na Universidade. São oferecidos, também, o bolsa moradia, a bolsa alimentação e o bolsa transporte, além de outras ações, todas financiadas, principalmente, pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. As regras para a seleção dos alunos a serem beneficiados pela Moradia Estudantil ainda estão sendo discutidas pela UFU. Atualmente 657 alunos matriculados nos campi de Uberlândia recebem o bolsa moradia, cujo valor é de R$ 300 mensais. Para Juliana Markus, médica no Hospital de Clínica de Uberlândia (HCU/UFU), ex-aluna da UFU e integrante do movimento estudantil nos anos de 1999 e 2000, a Moradia Estudantil ameniza “um processo injusto”. “Ela diminui a diferença entre as classes sociais no que diz respeito ao acesso e à permanência na Universidade”, afirma. A Moradia Estudantil, localizado na Rua Venezuela 1.352, homenageia Élisson César Prieto, professor do Instituto de Geografia da UFU e ex-aluno da instituição, falecido aos 32 anos, no mês de outubro deste ano. Prieto se destacou pelo seu engajamento na defesa do meio ambiente e pela luta por justiça social. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Apoio Estudantil (Diase): 3230-9559. Mais inaugurações Na segunda-feira, dia 3 de dezembro a Universidade inaugura a ampliação da Reitoria e Centro Administrativo. A cerimônia será às 9 horas, no Bloco 3P térreo (Reitoria), no Campus Santa Mônica.