Professor da UFU lança livro sobre rádios uberlandenses

Data de Publicação: 03/12/2012 - 13:20

Por Marco Cavalcanti

Obra faz resgate cultural de meados do século XX
Vozes da cidade: rádio e cultura popular urbana em Uberlândia. Esse é o nome da obra que reúne arquivos sobre a história do rádio da cidade em meados do século XX. O livro foi escrito por Newton Dângelo, professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU), e será publicado pela editora Edufu. O lançamento está previsto para esta quinta-feira, 6/12, às 19h, na Oficina Cultural, na Praça Clarimundo Carneiro, no centro de Uberlândia. Ainda estão previstas uma mesa-redonda homenageando ex-locutores e artistas locais, um programa de auditório com o Grupo Musical “Chorando sem dó” e, logo após, um coquetel de lançamento. O evento é aberto ao público interessado. Segundo Dângelo, o livro é resultado de sua pesquisa de doutorado, defendida em 2001, na PUC-SP. O destaque do livro é a trajetória da instalação das rádios Difusora e Educadora e, parcialmente, as rádios Cultura, Bela Vista e Cultural Educacional, até o final da década de 1960. “Trata-se de material que expõe a sociabilidade uberlandense na ótica da radiodifusão, destacando-se as formas pelas quais a audiência da cultura popular urbana interagiu, interveio, incorporou e reelaborou o formato da linguagem radiofônica nas estações do interior do país, rompendo com a visão tradicional de uma história do rádio proveniente do eixo Rio-São Paulo”, comenta o autor.