UFU lança publicação com monografias

Data de Publicação: 03/12/2012 - 16:28

Por Marco Cavalcanti

Objetivo é dar mais visibilidade aos trabalhos científicos dos alunos da graduação
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), lança nesta terça-feira, 4/12, a Série Monografias. Trata-se de uma publicação anual, contendo trabalhos de excelência apresentados pelos alunos da instituição, como requisito para a conclusão de cursos de graduação. Os 16 trabalhos que integram este primeiro volume (das áreas de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes) foram defendidos em 2010 e selecionados pelas coordenações dos respectivos cursos. O material será acessado para download, em arquivos PDF, em uma página disponibilizada no site da Prograd (www.prograd.ufu.br). A proposta da ação, coordenada pelo pró-reitor de Graduação, Waldenor Barros Moraes Filho, é que cada volume traga a melhor monografia de cada curso da instituição.  O objetivo é criar um espaço para os estudantes apresentarem suas produções científicas para um público mais amplo. “A intenção é mostrar quanta coisa boa está sendo produzida na UFU e dar ciência disso à comunidade”, afirma Patrícia Ribeiro, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e integrante da comissão editorial. Na cerimônia de lançamento do Série Monografias, que acontece às 14h30, na sala de reunião dos conselhos, no Bloco 3P (Reitoria), a Prograd apresenta, também, o site do programa Jovens Talentos para a Ciência (promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes / Ministério da Educação), a revista digital Diálogos e o relatório da Pró-reitoria em forma de revista eletrônica.