Professor da Unicamp lança na UFU tradução de obra de um dos principais filósofos do século XX

Data de Publicação: 06/12/2012 - 13:39

Por maite

Fausto Castilho também realizará conferência e minicurso
O professor emérito da Unicamp, Fausto Castilho, estará na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de 10 a 13 de dezembro, quando realizará a conferência “O Brasil em reinterpretação”, fará o lançamento regional da tradução de “Ser e tempo”, do filósofo alemão Martin Heidegger, e ministrará um minicurso de introdução à leitura da obra. As atividades acontecem nos anfiteatros G e H do bloco 5 O, no campus Santa Mônica. Na conferência, que será realizada na segunda-feira, dia 10, às 19h30, Fausto Castilho discorrerá a respeito de uma nova interpretação da formação do país, compreendida a partir das "Entradas e Bandeiras", movimento que se organizou com a independência da Coroa Portuguesa. O estudo sobre a interpretação do Brasil foi retomado pelo filósofo após a conclusão de um projeto que teve início em 1949: a tradução do alemão para o português de “Sein und Zei” (Ser e Tempo), considerada a obra mais importante de Martin Heidegger, um dos principais filósofos do século XX, de quem Castilho foi aluno na Universidade de Friburgo, na Alemanha. Essa é a primeira edição bilíngue (alemão-português) do livro, cujo lançamento regional acontecerá logo após a conferência, às 21h. O livro, de 1.200 páginas, é uma publicação da Editora da Unicamp em parceria com a Editora Vozes. A obra poderá ser adquirida durante o evento no valor promocional de R$ 90. Em entrevista ao Jornal da Unicamp, o intelectual conta como nasceu seu interesse por Heidegger, dimensiona a importância de “Ser e Tempo” no campo da filosofia e apresenta a sua explicação para a adesão do filósofo alemão ao nazismo, grande mácula em sua trajetória. Clique aqui para ler a reportagem.   Minicurso Introdução à leitura de Ser e Tempo “Ser e Tempo” é um livro singular, na opinião de Castilho, porque pressupõe a leitura por Heidegger de toda a história da filosofia. Para promover a introdução à leitura dessa importante obra, o professor da Unicamp vai ministrar um minicurso nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, a partir das 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos dias 6 e 7 de dezembro, no Laboratório de Práticas de Ensino em Filosofia, sala 135 do bloco 1U, no campus Santa Mônica.   Fausto Castilho Fausto Castilho, 83 anos, é licenciado em filosofia pela Sorbonne (Paris, França). Foi professor de filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade de São Paulo (USP), no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, onde é professor emérito, e na Universidade de Besançon, na França. Dirige as coleções Multilíngues de Filosofia da Unicamp e Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea da Editora. Atuou na formulação do plano geral e na implantação dos institutos centrais da universidade, além de participar intensamente da organização da área das humanidades. É fundador e, como seu primeiro diretor, organizou o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.