Projeto oferece pré-vestibular para alunos carentes

Data de Publicação: 19/12/2012 - 15:07

Por maite

O cursinho é gratuito e devem ser oferecidas 80 vagas em 2013
A Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), em Ituiutaba, realiza desde 2011 o projeto de extensão “Inclusão: Pré-Vestibular Alternativo”.  Trata-se de um cursinho preparatório, voltado para alunos carentes, com objetivo de trabalhar os conteúdos do ensino médio, especificamente voltados para o ingresso na UFU, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para 2013, devem ser oferecidas 80 vagas, 40 no período da tarde e 40 no período da noite. As inscrições devem ser abertas em fevereiro e será realizada avaliação socioeconômica como critério para a seleção dos estudantes. O projeto começou em 2011 e, em 2012, funcionou com duas turmas, uma à tarde e outra à noite, e ofereceu 90 vagas. Este ano, as aulas terminaram em novembro e os estudantes se submeteram à avaliação do Enem, porém, o resultado ainda não foi divulgado. “No curso realizado no ano de 2011, tivemos a aprovação de 15 alunos na UFU. A expectativa de aprovações este ano é ainda maior”, acredita Adriano de la Fuente, técnico de laboratório do curso de Pedagogia da FACIP/UFU e coordenador do projeto. O cursinho oferece aulas de todas as disciplinas, que são ministradas voluntariamente por estudantes de graduação da UFU. Além disso, a iniciativa é inclusiva, ou seja, recebe alunos com deficiências. “Levando em consideração que ingressar em uma universidade pública no Brasil ainda continua sendo uma tarefa árdua, principalmente para aqueles que não tiveram uma formação favorável durante o período escolar, tivemos a ideia de elaborar este projeto”, esclarece Adriano. Outras informações pelo telefone (34) 3271-5272 ou no e-mail adriano@pontal.ufu.br.