Elmiro Resende assume a reitoria da UFU

Data de Publicação: 20/12/2012 - 23:20

Por Marco Cavalcanti

Cardiologista vai administrar a instituição nos próximos quatro anos
Elmiro Santos Resende assumiu o cargo de reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na noite desta quinta-feira, 20 de dezembro. Cardiologista e professor da Faculdade de Medicina, ele administrará a instituição nos próximos quatro anos. A transmissão foi feita pelo professor Darizon Alves de Andrade, que assumiu o cargo de reitor no dia 5 de dezembro, após o fim do mandato de Alfredo Julio Fernandes Neto. Elmiro Resende e seu vice, Eduardo Nunes Guimarães, foram eleitos pela comunidade universitária em setembro deste ano. Resende tomou posse, no Ministério da Educação, no dia 12 de dezembro. Clique aqui para ver a galeria de imagens. No discurso durante a cerimônia de transmissão de cargo, em sessão solene do Conselho Universitário, o novo reitor destacou uma da metas de sua gestão: a humanização das relações interpessoais. Ente as autoridades de Uberlândia e região, estavam presentes na cerimônia realizada no bloco 3Q, no Campus Santa Mônica, deputados e vereadores, ex-reitores, representantes de instituições e órgãos públicos e de empresas. Na solenidade, Darizon Andrade agradeceu ao ex-reitor Alfredo Julio e aos pró-reitores pelo trabalho realizado, destacando o cenário de demanda de soluções para as questões relacionadas à expansão da Universidade. Na saudação do representante dos Conselhos Superiores ao novo reitor, o professor da Faculdade de Educação (Faced), Marcelo Soares da Silva, fez um panorama da UFU de hoje e o que é preciso para ela atender às demandas da população. “A construção de respostas a esses desafios que se colocam para a Universidade só será possível se assegurarmos o investimento nas pessoas que constroem e reconstroem esta instituição”, observou o conselheiro. Já como reitor, Elmiro Resende elogiou os integrantes da gestão que se finda pela execução do plano de expansão da universidade, mas chamou a atenção para a necessidade de se pensar nas pessoas, além dos prédios. O novo reitor destacou “a força do trabalho, o diálogo continuado e profícuo e o respeito às diferenças” para implementar o projeto de gestão baseado na humanização das relações interpessoais. Elmiro Resende afirmou que a multiplicidade de pensamentos é o que faz rica a Universidade. “Mas, por outro lado, nos convida permanentemente às questões difíceis que nós temos que enfrentar”, concluiu. O público presente, que lotou o anfiteatro, ouviu, na abertura da reunião, o Hino Nacional ser interpretado pelos músicos Camila Alves Araújo (vocal) e Guilherme Kassabian de Paiva (Piano). No decorrer da sessão, três composições foram apresentadas pela Udi Cello Ensemble, orquestra de violoncelo formada por alunos da UFU e coordenada pelo professor Kayami Satomi, do curso de Música. A cerimônia, na qual foram empossados os novos pró-reitores, pode ser acompanhada, também, por meio de um telão instalado do lado de fora, no saguão do prédio, pela TV Universitária e pela Rádio Universitária FM, que fizeram a transmissão ao vivo.