“Inclusão: Pré-Vestibular Alternativo” recebe inscrições

Data de Publicação: 28/01/2013 - 12:40

Por cristianoalves@dirco.ufu.br

Oportunidades para estudantes do ensino médio de Ituiutaba; prazo encerra na quinta-feira (31/01)
Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o projeto de extensão “Inclusão: Pré-Vestibular Alternativo”. Trata-se de um cursinho preparatório, voltado para alunos carentes e realizado pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), em Ituiutaba, desde 2011. O objetivo é trabalhar os conteúdos do ensino médio, especificamente voltados para o ingresso na UFU, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano são oferecidas 80 vagas, nos períodos da tarde (40) e noite (40). O processo seletivo acontece por meio de avaliação socioeconômica. Os interessados em participar do projeto devem realizar a inscrição no Bloco B, Sala 308, no campus Pontal, das 14 às 17 horas. Histórico O projeto começou em 2011 e, em 2012, funcionou com duas turmas, uma à tarde e outra à noite, e ofereceu 90 vagas. O cursinho oferece aulas de todas as disciplinas, que são ministradas voluntariamente por estudantes de graduação da UFU. Além disso, a iniciativa é inclusiva, ou seja, recebe alunos com deficiências. “Levando em consideração que ingressar em uma universidade pública no Brasil ainda continua sendo uma tarefa árdua, principalmente para aqueles que não tiveram uma formação favorável durante o período escolar, tivemos a ideia de elaborar este projeto”,  explica Adriano de la Fuente, técnico de laboratório do curso de Pedagogia da FACIP/UFU e coordenador do projeto.