UFU dá boas-vindas aos alunos estrangeiros

Data de Publicação: 08/02/2013 - 09:09

Por Eric Dayson

Intercambistas foram recebidos no dia 8/02
“Colham o que vieram buscar e nos deixem também um pouco da cultura e das experiências de vocês”. Esta mensagem foi transmitida pela Diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Raquel Santini, aos estudantes estrangeiros que acabam de chegar à instituição. O dia 8 de fevereiro foi marcado pela recepção aos estudantes intercambistas, no Bloco da Reitoria, no Campus Santa Mônica. A chegada desses alunos foi possível graças aos  projetos desenvolvidos em parceria com outras universidades, nacionais e internacionais. Entre eles, estão o Programa de Iniciação Científica e o de Mobilidade Mercosul. Josué Fernandes, cursa Engenharia Florestal em Angola e veio para UFU para se dedicar à área de citopatologia, pelos próximos 45 dias. O rapaz conta que é sua primeira experiência internacional e está bastante empolgado com a oportunidade. “Acredito que a vantagem do intercâmbio é o crescimento profissional e pessoal”, comenta. Olga é uma estudante francesa, de 27 anos, que veio para o Brasil para aprender um pouco mais sobre a língua portuguesa e para dar aulas de francês, durante três meses. Ela destaca a importância de aprender mais sobre os costumes, a culinária e as tradições de outra nação.  E antecipa que já aprendeu algumas palavrinhas: “Com licença e pão de queijo”. Segundo Raquel Santini, para o próximo semestre letivo estão ingressando 25 alunos do Programa de Iniciação Científica (16 de Angola, 9 de Moçambique), pelo Programa Mobilidade Mercosul são 7 estudantes vindos da Argentina, Paraguai e Uruguai, e pelos Acordos Bilaterais são 20 intercambistas (que incluem países como Alemanha e Japão) e ainda três alunos de Mobilidade Nacional.