UFU recebe visita de bibliotecária americana

Data de Publicação: 25/02/2013 - 16:07

Por Marco Cavalcanti

Representante do governo americano abordou as inovações dos serviços de bibliotecas
Marco Cavalcanti | 25/02/13 Nesta segunda-feira, 25/02, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu a visita da bibliotecária Carol Brey-Casiano, diretora regional para Centros de Informações e Pesquisas das embaixadas dos EUA no Brasil, na Colômbia, no Paraguai e na Venezuela. Ela se reuniu, na biblioteca do Campus Santa Mônica, com cerca de 20 servidores, entre bibliotecários e assistentes. Brey-Casiano veio conhecer a realidade do Sistema de Bibliotecas da UFU e oferecer alguns recursos de acesso à informação, disponibilizados no portal do Departamento de Estado americano (www.elibraryusa.state.gov). “Gostaríamos de compartilhar os serviços que temos, as informações sobre os Estados Unidos. É muito importante mostrar o apoio que temos para as bibliotecas e os bibliotecários do Brasil”, afirmou. Ela apresentou um panorama do crescimento da informação digital e das novas tecnologias — como a utilização de livros digitais, os e-books.  Brey-Casiano mensionou, também, a preocupação da Associação Americana de Bibliotecas – já presidida por ela – com a defesa da “liberdade intelectual” e com a “liberdade de leitura”. A bibliotecária Maira Nani, gerente de Serviços aos Usuários do Sisbi, destacou a importância da visita. “Oportunidades como essa, principalmente nesse mundo globalizado em que vivemos, são ricas para a universidade porque é uma chance de conhecermos novos recursos tecnológicos”, afirmou.