Pular para o conteúdo principal

Professores da UFU publicam "Geografia e anos iniciais do ensino fundamental"

Data de Publicação: 11/03/2013 - 08:04

Por Eric Dayson

Lançamento será no dia 15 de março, às 20h, na Casa da Cultura, em Uberlândia
Renata Neiva “Fazer do ensino de Geografia nos anos iniciais um caminho para compreender a realidade em que se vive é enfatizado no livro Geografia e anos iniciais do ensino fundamental. As vivências das(os) professoras(es) que fazem parte do livro, com seus textos, demonstram possibilidades de ensinar e aprender Geografia. Através deles é possível contribuir com as(os) professoras(es) na reflexão da prática, favorecendo a ampliação da leitura do mundo e o conhecimento, destacando o ensino de Geografia na escola” – é assim que o professor e diretor de escola Sérgio Naghettini apresenta o livro que foi escrito por um grupo de professores de escolas públicas de Uberlândia e por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O lançamento será no dia 15 de março, às 20 horas, na Casa da Cultura, em Uberlândia - Praça Coronel Carneiro, 89, Centro. Organizado por Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos e Adriany de Ávila Melo Sampaio, professores do Instituto de Geografia da UFU, o livro de 178 páginas (Editora CRV) aborda temas como “Pensando e fazendo Geografia (s)”, “História da Geografia escolar brasileira (continuando a discussão)”, “Reflexões sobre o rural e o urbano na formação socioespacial do município de Uberlândia” e “Encontros de acompanhamento de aprendizagem”. A obra pode ser adquirida pela Internet: http://www.editoracrv.com.br?pid=3635&f=produto_detalhes A ideia de escrever o livro surgiu, em 2009, durante a elaboração do Projeto do Curso de Especialização pela equipe do Laboratório de Ensino de Geografia (Legeo) do Instituto de Geografia da UFU. Naquela época, um grupo de professores discutiu novas formas de trabalho e sonhou com a criação de cursos de pós-graduação na universidade pública, para que profissionais da Educação Básica pudessem realizar sua formação continuada gratuitamente e com qualidade. Além do curso de especialização, foi criado o Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Geageo). A equipe é composta por pesquisadores que atuam na sala de aula. São professores que se dispuseram a refletir o ensino da Geografia, a começar pela sua própria prática. Assim, paralelamente à formação do grupo, nasceu o livro Geografia e anos iniciais do ensino fundamental. Segundo os organizadores, a linha norteadora da obra é o ensino fundamental em seus cinco primeiros anos. O ponto de partida, para muitos professores, foi a monografia da especialização. Os textos, de forma geral, tiveram a orientação da professora Adriany e do professor Falcão. Mas todos trazem a sensibilidade de cada autor. Com isso, espera-se contribuir para a formação continuada do professor que atua na sala de aula da educação básica. Para os organizadores do livro, esta atividade é considerada um dos maiores desafios da atualidade no campo educacional. Afinal, para conseguir ministrar aula, é preciso atrair a atenção de alunos cada vez mais dispersos pela diversidade e volume de informações a que são submetidos permanentemente. Aparentemente, a televisão “informa tudo” e a Internet  pretensamente “supre todas as informações” de que necessitam. Há também questões com grande dificuldade de enfrentamento, referentes a limites e respeito. E ainda precisam conseguir, em um mínimo de tempo, cumprir todo o “programa”. SERVIÇO O QUE: livro Geografia e anos iniciais do ensino fundamental QUANDO: 15 de março, às 20 horas ONDE: Casa da Cultura - Praça Coronel Carneiro, 89, Centro, Uberlândia QUEM:  Adriany de Ávila Melo Sampaio                Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos

A11y