Facip promove circuito de filmes e debates em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Data de Publicação: 12/03/2013 - 14:33

Por Marco Cavalcanti

Atividades vão até 26 de março

O curso de Serviço Social da FACIP / UFU realiza no mês de março o circuito de filmes e debates em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento organizado pela professora Soraia Veloso Cintra e pela estudante Carla Dias Medeiros tem o objetivo de discutir algumas questões sobre a situação da mulher no século XXI, a partir de filmes que retratam as diversas faces femininas. O primeiro filme “Espelho, espelho meu” foi exibido no dia 04 de março. Nesta terça-feira, 12, foi exibido o filme O sorriso de Monalisa. O filme se passa na década de 1950 e tem no elenco Julia Roberts, uma professora de História da Arte. Lecionando em um colégio só para moças ela tenta mostrar às alunas que elas podem sonhar com um futuro brilhante, contrariando os padrões da época.  As próximas sessões serão nos dias 19 e 26 de março. No dia 19, às 16h30, o filme escolhido é “Frida”, com a atriz Salma Hayek, que conta a história da pintora mexicana Frida Khalo (1907-1954), uma mulher bem a frente do seu tempo. Salma Hayek, mexicana como Frida, teve que lutar para ser a protagonista deste filme, tendo em vista que representaria uma mulher considerada feia para os padrões de Hollywood. Neste mesmo dia, das 14h às 16h, as alunas do 6º período do curso de Serviço Social apresentarão seus projetos de pesquisa cujo tema principal é a mulher. São sete comunicações que visam discutir questões como trabalho, política, saúde e direito. O último filme será exibido no dia 26. “Messias do Mal” foi escolhido para encerrar este ciclo, por tratar-se de um filme com a temática da violência contra mulheres e crianças. É baseado em uma história real, ocorrida no Canadá e visa proporcionar aos estudantes uma visão da atuação do serviço social que, neste caso, foi essencial para quebrar o ciclo da violência”, salientou a professora.   As exibições acontecem no: Auditório 1, FACIP / UFU.A participação nos eventos é gratuita com direito a certificado.