Colóquio discute a relação comércio e cidade

Data de Publicação: 14/03/2013 - 14:40

Por Marco Cavalcanti

Evento internacional será realizado de 26 a 28 de março no Campus Santa Mônica

Marco Cavalcanti A UFU promove a partir desta terça-feira (26/03) o IV Colóquio Internacional sobre o Comércio e Cidade (Cincci) . O evento promoverá uma reflexão sobre as transformações e perspectivas na relação entre comércio e cidade e vai até quinta-feira (28/03). A origem e a dinâmica de fenômenos como, por exemplo, o crescimento urbano contínuo, o apelo ao hiperconsumo, o caráter ininterrupto da vida urbana que funciona 24 horas e suas relações com a paisagem urbana e produção arquitetônica estarão no centro das discussões. A palestra principal, intitulada “Trends in European Retailing: The Comeback of the City?” será proferida por Joachim Zentes, diretor do Institute for commerce and International Marketing (HIMA) - Universidade de Saarland - Saarbrücken, Alemanha. Para participar da mesa redonda “Intervenções em centros: porque e para que intervir?” foram convidados Heliana Comin Vargas (professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e coordenadora do Laboratório de Comércio e Cidade - ABCOM/FAUUSP); Teresa Barata Salgueiro (catedrática do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa) e Zeca Brandão (docente da Universidade Federal de Pernambuco e diretor da Secretaria Executiva de Operações Urbanas do Estado de Pernambuco). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3239-4433 (com Eggle) ou pessoalmente no Bloco 1I sala 215, Campus Santa Mônica.  A programação completa pode ser acessada em www.comercioecidade.com. O evento será realizado nos auditórios do Bloco 5R (Campus Santa Mônica) e é promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU, em conjunto com as faculdades de Arquitetura e Urbanismo de outras cinco universidades: USP, UEL, UFC, UFJF e UFRGS.