Palestra aborda vida e obra de Edith Stein

Data de Publicação: 10/04/2013 - 13:37

Por Marco Cavalcanti

Pensadora foi discípula de Edmund Husserl (1859-1938), fundador da fenomenologia
Marco Cavalcanti O Laboratório de Práticas Clínicas do Instituto de Psicologia da UFU convida a comunidade acadêmica para a palestra “Edith Stein: Fenomenologia e Alma Humana”, a ser proferida pela professora Jacinta Turolo Garcia. A palestra será realizada no dia 15 de abril, das 9 às 11 horas, no auditório 4K do Campus Umuarama. O evento é gratuito (será fornecido certificado para os participantes). O objetivo é apresentar a vida, a obra e alguns conceitos fundamentais dessa importante pensadora do século XX.  A alemã Edith Theresa Hedwing Stein (1891-1942) foi discípula de Edmund Husserl (1859-1938), fundador da fenomenologia. Segundo o professor Tommy Goto, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, a filósofa Edith Stein já é conhecida no Brasil por algumas obras teológicas. “Porém, só recentemente tem-se conhecido mais as obras filosóficas (fenomenológicas) e antropológicas da autora em questão”, afirma. Palestrante A Irmã Jacinta Turolo Garcia é coordenadora do projeto de tradução em português das "Obras Completas" da Edith Stein (Edith Stein - Gesamtausgabe/Herder) e revisora técnica junto com o professor Tommy Akira Goto. Ela é Doutora e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, Itália. Foi reitora da Universidade do Sagrado Coração. Atualmente é professora da Universidade do Sagrado Coração, professora convidada na Universidade Lateranense de Roma, Universidade de São Paulo/SP e participante do programa de Pesquisa Filosófica do Centro Italiano de Ricerche Fenomenologiche, Roma, Itália, associado ao The World Phenomenology Institute, orientada pela Professora Dra. Angela Ales Bello, Presidente do Centro.