Abertas as inscrições para a XVIII Ciência Viva

Data de Publicação: 28/05/2013 - 11:30

Por Marco Cavalcanti

O evento tem como objetivo divulgar e popularizar a ciência, despertar a curiosidade, a criatividade e o interesse dos estudantes pela pesquisa
Estão abertas as inscrições para a feira Ciência Viva, que será realizada neste ano, entre os dias 18 e 19 de outubro, em local a ser definido. Em sua 18ª edição, o evento tem como objetivo divulgar e popularizar a ciência, despertar a curiosidade, a criatividade e o interesse dos estudantes pela pesquisa. “Este ano, a feira será realizada em dois dias e os trabalhos serão avaliados em quatro aspectos: a pesquisa, o projeto, a apresentação e o trabalho em grupo. As equipes estudantis deverão ter um nome e poderão se caracterizar como quiserem”, observa o coordenador da Ciência Viva, professor Eduardo Kojy Takahashi. Ele conta que o evento traz outras novidades, como um espaço dedicado à apresentação de grupos musicais estudantis e a realização de gincanas. As inscrições serão realizadas até o dia 9 de agosto, no endereço eletrônico www.dica.ufu.br/cienciaviva2013. Poderão participar da feira estudantes da educação básica de instituições de ensino público e privado de Uberlândia. As escolas deverão submeter projetos de apresentação de trabalho científico na temática Água, Molécula da Vida, ou apresentar uma solução prática e criativa a um desafio proposto. Cada projeto deverá ser elaborado por uma equipe de até cinco estudantes, em que eles terão de apresentar um planejamento que possa reduzir os impactos causados pela indústria sucroalcooleira nas imediações de um lago, considerando a ocupação criteriosa do solo e o emprego de técnicas de conservação ambientais. A XVIII Ciência Viva é uma realização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (Fade). O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). Mais informações no site do evento www.dica.ufu.br/cienciaviva2013, ou com o professor Eduardo Kojy Takahashi, pelo telefone (34) 9977-5379.